Dia 03.11.2104 - Fazer "download" aqui, para ler o "paper" sobre "EL POTENCIAL NUCLEAR PARA USOS PACÍFICOS DE BRASIL – LA DEFENSA DE LA POLÍTICA DE PARTICIPACIÓN", apresentado pela Dra. Guilhermina Coimbra, no NUCLEAR INTER JURA 2014 - Congresso Internacional de Direito da Energia Nuclear, promovido pela International Nuclear Law Association, Bruxelas, Bélgica, realizado de 22-25 de outubro, em Buenos Aires, Argentina.


Dia 12.02.2014 - “O JAPÃO E A PROPAGANDA ENGANOSA SOBRE A SEGURANÇA DAS USINAS NUCLEARES” - fazer "download" aqui.

    


 

 

A 49ª Conferência da Federação Interamericana de Advogados-IABA-FIA realizar-se-á de 20-24, junho de 2013, em Assunção Paraguai. Click aqui, para fazer download do "paper"apresentado no COMITÊ IX - EDUCAÇÃO JURÍDICA E ADVOCACIA, pela Profa. Guilhermina Coimbra. 


Para conhecer o teor dos trabalhos apresentados no  2º Seminário sobre Energia Nuclear- Aspectos Econômicos, Políticos e  Ambientalistas, realizado na UERJ, fazer download aqui.


Para ouvir a entrevista da Doutora Guilhermina Coimbra,  na Rádio Catedral - Programa Juristas Católicos, do Doutor Luiz Octávio da Rocha Miranda Neves - acessar o site do Instituto dos Advogados Brasileiros, clicando aqui:

http://www.iabnacional.org.br/article.php3?id_article=393
 

        

 

SEMINÁRIO DE DIREITO INTERNACIONAL SOBRE TEMAS RELEVANTES DA AMÉRICA DO SUL – outubro, 2008.

 

Data: 07-08 Outubro, 2008-- 3a. e Quarta-feira.

LOCAL: AVENIDA MARECHAL CÂMARA, 210, 5o..andar-Centro-RJ/RJ.

PROMOÇÃO: IBIN E CPDI-IAB, Rio de Janeiro, Brasil.

                       PROGRAMA 


 
07.10.08

 

10:00 horas– Abertura - Dr. Paulo Eduardo Araújo Saboya -  Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros.

 

10:05 horas – Dr. Luis Dilermando de Castello Cruz, Diplomata Aposentado do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Presidente da Comissão Permanente de Direito Internacional do Instituto dos Advogados Brasileiros, Membro e 4o. Secretário-Geral do IAB, Membro da Federação Interamericana dos Advogados.
 

10:10 horas – A Integração Sul-Americana - Os Exemplos Históricos de Como Não-Fazer - O IAB, a Federação e a Fundação Interamericana de Advogados-FIA E IABF o IBIN - Professora-UFRRJ, Membro do Conselho da FIA, Vice-Presidente da Comissão Educação Jurídica e Advocacia-FIA; Diretora da Fundação Interamericana de Advogados. Presidente do IBIN - fazer download.
 

10:15 horas – A Harmonização dos Impostos Indiretos e o Desenvolvimento do Processo de Integração – Dr. Fábio Gomes, Advogado, Tributarista Internacional, Mestre e Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.  Professor Universitário e Pós-Universitário,  Membro da Comissão de Direito da Integração e da Comissão de Direito Tributário e Financeiro do IAB,  Conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro,  Membro da FIA- Rio de Janeiro, Brasil.
 

10:50 horas – A Arbitragem Trabalhista no Direito Brasileiro – Dr. Cláudio Gomara de Oliveira –Advogado Especialista em Direito do Trabalho, Membro do Conselho da FIA – Membro do IAB/SP., Procurador da Fazenda Nacional aposentado, Membro do Conselho da FIA, Presidente i comitê de Direito fiscal da FIA,  fazer download
 

11:20 horas - Pacificação Social através da Conciliação Trabalhista - A Solução Pacífica de Controvérsias na Argentina e no Brasil: A Arbitragem  - A Conciliação Trabalhista na Argentina: Doutor Alejandro Lapadu, Advogado, Advogado-Conciliador, Presidente do Comitê XII-Direitos Humanos da FIA, Professor da Universidade de Buenos Aires, Membro do Conselho da FIA – Buenos Aires, Argentina - fazer download
 

12:00 horas - A América Latina e a Solução Pacífica de Controvérsias na Corte Internacional de Justiça – Dra. Sabina Ivanova Galan Aguirre – Pesquisadora da Secretaria de Relações Exteriores do México, Professora de Direito, Consultora Jurídica da ONU – Ciudad de México, México. . Para ler o texto ",A América Latina e a Solução Pacífica de Controvérsias na Corte Internacional de Justiça", fazer download
 

12:30 - Almoço/Clube dos Advogados/Avenida Marechal Câmara, 210 – 4o. andar – Castelo.

 
14:00 horas –Uma Lei Modelo de Franchising para a América do Sul – Dr. Luiz Felizardo Barroso, Professor da UFRJ, Mestre em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra -  fazer download.


14:40 horas A Natureza Jurídica dos Contratos Assinados entre as Organizações Multilaterais (FMI, BIRD, BID) Dr. Carlos Jorge Sampaio Costa, Ex-Abogado Sênior del BID – Ex-Advogado Sênior do BID - fazer download,
 

A Natureza Jurídica dos Contratos Assinados entre o Estado e Bancos Privados, Dr. Luiz Machado Fracarolli, Sub-Procurador-Geral da Fazenda Nacional aposentado.


Os Projetos de Financiamento “Project Financing”: Profª Dra. Teresa - fazer download,
 

15:40 horas – Aspectos Relevantes da Lei de Proteção à Propriedade Intelectual no Ururguai- Doutor Eduardo M. Lapenne Imaz, Especialista em Direito Comercial Internacional, Advogado de Empresas, Membro da FIA -  fazer download.


16:20 horas – A Constituição e Operação  de Empresas de Capital Estrangeiro no Brasil – Conferencistas:

 

1- Doutor José Maria Rossani Garcez, Professor da Universidade Cândido Mendes, Advogado de Empresas, Conferencista sobre o Tema, na Embaixada do Brasil, em Buenos Aires/Argentina, Especialista em Arbitragem - fazer download.


2- Doutor Otto Lobo, Mestrado nos EUA, Advogado de Empresas, Especialista em Assuntos Societários, Membro da Latin American Network - fazer download.

 

                              2o. DIA: 08.10.08 –
 

 10:00 horas - O Desenvolvimento Brasileiro Face à América do Sul -  Jorge Rubem Folena, Advogado, Membro do IAB. da Sociedade Brasileira de Geografia e doComitê de Constituição e Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ - fazer download:  Português   -  Inglês  -  Espanhol.
 

10:40 horas - A Importância das Instituições na América do Sul e América Latina, Jovino Arturo Alvarez, Advogado de Empresas, Professor da Universidade de Buenos Aires, Conciliador do Ministério do Trabalho da Argentina - fazer download.
 

11:20 - A Integração Sul-Americana através da UNASUL - Doutor Sérgio Luiz Pinheiro Sant'Anna, Mestre em Ciência Política/UFF; Professor de Direito Constitucional da Universidade Cândido Mendes; Procurador Federal; ex-Secretário-Geral do Instituto dos Advogados Brasileiros; Membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, Conselho da Seccional da OAB-RJ. Para ler o texto A Integração Sul-Americana através da UNASUL.
 

12:00 horas – A Teoria da Imprevisão e as Contigências Econômicas, Alejandro Acuña, Advogado de Empresas, Professor da Universidade de Buenos Aires, Membro do IAB, Membro da FIA.
 

14:00 hora - O Princípio da Qualificação do Direito Internacional – André Fontes, Desembargador Federal da 2a. Região do Brasil, Diretor da EMARF.
 

14:40 horas - O Poder Paralelo versus O Estado Democrático de Direito – Desembargadora Federal Maria Helena Cisne, – Desembargadora Federal, Membro do Tribunal Regional Federal da 2a. Região do Brasil - fazer download.
 

15:20 – A Justiça Militar nos Tempos Atuais:
1-  Doutor Manuel Omar Lozano, Conselheiro, Vice-Presiente do Comitê VII de Direito Militar e Secretário-Geral da Federação Interamericana de Advogados, Coronel Auditor do Exército Argentino, Membro da Comissão Redatora do Projeto de Lei sobre Instalação de um Novo Sistema de Administração da Justiça Militar (sancionado) Professor Titular da Cátedra de Direito Político da Universidade de Morón, Província de Buenos Aires, República Argentina; O Direito Penal e o Direito Militar - fazer download.


2 - Direito Penal Comum e Direito Penal Militar: Dr. João Rodrigues Arruda, Pesquisa do EB, Coord. e Fundador do Centro de Estudos de Direito Militar-CESDIM. Professor-Mestre de Direito Penal Militar, Advogado, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Militar (EAD) do Dep. de Ensino e Graduação - fazer download.


Agradecimentos:


A FIA, a IABF, o  IBIN e a CPDI-IAB,  agradecem aos Conferencistas da Argentina, do Brasil, do México e do Uruguai, a honra de ouvi-los nas Conferências, didaticamente, socializando  conhecimentos, no Seminário de Direito Internacional sobre Temas Relevantes para a América do Sul - no no Plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB- Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
O IBIN agradece aos Professores, Doutores, Estagiários, demais participantes e colaboradores, a prestigiosa presença, no I Seminário de Direito Internacional sobre temas Relevantes da América do Sul.